segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

LABORATOIRE VOISIN 1923



Resolvido o problema do Laboratoire e Bugatti  graças ao nosso grande amigo Tito Tilp, que me enviou as fotos do verdadeiro Laboratoire Voisin.Fui obrigado acertar o texto de 10/01/2010 ficando com a descrição do Bugatti, o qual se inspirou no carro de Voisin para criar oType 32 agradeço ao Tito pela grande ajuda. http://titotilp.blogspot.com/
Gabriel Voisin era um homem à frente de seu tempo, construindo um carro de corrida baseado em princípios de aeronaves já em 1923. princípios de aeronaves já em 1923.
A forma básica do Laboratoire foi baseado em uma seção da asa de uma aeronave. Muitas vezes, é creditado como sendo o primeiro carro de corrida monocoque, embora Louis Chevrolet tinha entrado em sua Cornelian monocouque em Indianápolis, oito anos antes.aseado em uma seção da asa de uma aeronave. Muitas vezes, é creditado como sendo o primeiro carro de corrida monocoque, embora Louis Chevrolet tinha Introduzido em sua Cornelian monocouque em Indianápolis, oito anos antes.
O chassi foi construído de madeira, e tubos de aço de reforço. A carroceria foi montada com folhas de alumínio leve, deixando o Laboratoire com aproximadamente 750 kg. O fundo do carro era totalmente plano,para permitir a passagem do ar livremente e tudo isso em 1923!
O motor 1.991 cc de seis cilindros com bloco de alumínio e com modestos 80 cv mas, com o seu peso leve, o Laboratoire era capaz de atingir mais de 100 mph.
Haviam quatro Laboratoire no Grande Prêmio da França de 1923, mas apenas um terminou em último lugar pilotado por André Lefèbvre.Os outros carros, dois quebraram e o outro foi desclassificado.O Laboratoire será lembrado apenas, com o seu design inovador em 1923.

4 comentários:

Rui Amaral Jr disse...

Belo carro, devia ser uma loucura pilota-lo. Graças ao Tito desvendamos seu segredo.Pq vc não apareceu por lá ontem Joel?

Um abraço

Rui

Hiperfanauto disse...

Para quem quiser, já tem um modelo destes em Paper Model, para cortar, montar, envernizar e por na prateleira. É so mandar o e-mail que envio o arquivo.

Francisco J.Pellegrino disse...

Joel, já pensou acelerar este negócio em 1923 ????

MoVilla disse...

Provavelmente muitíssimo além do seu tempo.
Imagino que em uma época em que todos os carros tinham aquele visual "calhambeque" o assombro que deverá ter causado.