domingo, 28 de outubro de 2012

ESTADUAL DE MARCAS CARIOCA DESPEDIDA


Enviado por Jorge Velloso - A despedida do autódromo de Jacarepaguá.
 Com arquibancadas demolidas, autódromo de Jacarepaguá recebe sua última corrida.


Marcelo Costa é campeão na despedida do Autódromo de Jacarepaguá

Único no mundo que sediou as três principais competições de velocidade – F-1, F-Indy e Mundial de Motos – o autódromo de Jacarepaguá recebeu um ponto final em sua história. Sob intenso calor, pilotos e dirigentes com lágrimas nos olhos e muitas lembranças, o circuito da zona oeste do Rio sediou neste domingo a rodada de encerramento do Estadual de Marcas, a última da história do autódromo que leva o nome do tricampeão de F-1 Nelson Piquet. Marcelo Costa se tornou o último campeão do Regional.
A primeira prova do dia, equivalente à 17ª etapa do Regional de Turismo, foi marcada por dois momentos que acabaram por deixar a disputa pelo título ainda mais apertada. O primeiro foi a saída de João Scalabrin, então segundo colocado, logo na segunda volta, após uma falha no sistema de frenagem que resultou na quebra do motor. Marcelo Costa vinha bem, atrás apenas do líder Celso Vianna, obtendo o que poderia ser o resultado do título. Entretanto, o piloto do carro 81 não contava de ter que abandonar a prova a duas voltas do final, também por falha mecânica. Vianna terminou em primeiro, seguido por Paulo Coelho em segundo e Rodrigo de Paoli em terceiro, que, com este resultado, entrou na briga pelo campeonato.
Da segunda prova do dia, correspondente à 18ª etapa, sairia o nome do último campeão do Estadual em Jacarepaguá. Devido ao problema que o tirou da prova anterior, João Scalabrin não foi além da primeira volta. Como apenas Marcelo Costa e Rodrigo de Paoli possuíam chances reais de título, todos os olhares se concentraram nos carros 81 e 50 do grid. Em corrida marcada pela regularidade, Costa cruzou a linha de chegada na sexta posição e comemorou a conquista do último Estadual realizado em Jacarepaguá.
“O título é a prova máxima de um ano de trabalho que deu certo”, resumiu o piloto campeão. “Mas o sentimento é uma mistura de felicidade com tristeza. Eu trocaria o título pela permanência do autódromo”, completou. Ao pensar no futuro do esporte no Rio, o campeão lembrou de promessas  de políticos não cumpridas, em passado recente: “Há alguns anos, quando foi demolido para a construção do oval, houve a promessa de que a cidade ganharia um novo kartódromo. Mas, nada foi feito”.
Presidente da Federação de Automobilismo do Estado do Rio de Janeiro, Djalma Neves lembrou o compromisso assumido pelas três esferas de poder - municipal, estadual e federal - do Rio voltar a ter, em breve, um novo autódromo,  para concluir: “a continuidade da história do automobilismo do Rio de Janeiro necessita da construção do circuito em Deodoro”.
Veja o resultado da rodada de encerramento do Estadual de Marcas:

17ª etapa
1º lugar – Celso Vianna – 38m01s291
2º lugar – Paulo Coelho, a 0.387
3º lugar – Rodrigo de Paoli, a 2.168
4º lugar – Chiquinho, a 2.784
5º lugar – Jorge Claudio Schuback, a 8.018

18ª etapa
1º lugar – Paulo Lanfredi Neto – 37m12s398
2º lugar – Celso Vianna, a 0.644
3º lugar – Rodrigo de Paoli, a 6.959
4º lugar – Jorge Claudio Schuback, a 7.526
5º lugar – Rafael B. Franco, a 17.624

Crédito foto: Jô Rocha

Jorge Velloso
Assessor de Imprensa FAERJ

2 comentários:

Fabiani C Gargioni #27 disse...

Que tristeza!!!

Simone Fernandes disse...

Prova de despedida do Autódromo.. Muito ruim ler uma notícia dessas.. Temos que ficar em cima e cobrar para que construam outro.